Curso Fisioterapia nas Disfunções Vestibulares

A FISIOTERAPIA VESTIBULAR
 
Os sintomas de tontura, vertigem e desequilíbrio corporal são altamente prevalentes no nosso meio e, na maioria dos casos, são causados por doenças de origem no sistema vestibular conhecidos popularmente como “labirintites”.


Esses sintomas causam prejuízo no desempenho físico-funcional, nos relacionamentos sociais e profissionais, além de transtornos psicológicos.


A avaliação multidimensional é preconizada para a identificação do fator etiológico, diagnóstico da doença e do impacto dessa na funcionalidade. Essa avaliação é realizada por uma equipe interdisciplinar: médico, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, enfermeiro dentre outras áreas afins.  
 

Os recursos utilizados para o tratamento são: tratamento etiológico, reabilitação vestibular também denominada de fisioterapia vestibular, farmacoterapia, orientação nutricional, modificação de hábitos, psicoterapia, e em alguns casos, procedimentos cirúrgicos.
 

Estudos mostraram que exercícios supervisionados e personalizados proporcionam remissão dos sintomas em 85% dos pacientes com disfunção vestibular. Entretanto, a escolha dos exercícios dependerá da característica do quadro e da necessidade do paciente.

 

Portanto, a adequada identificação da vestibulopatia, da sua etiologia e das alterações físico-funcionais é indispensável para o tratamento apropriado.

Depositphotos_44397779_original.jpg

OBJETIVO

 

Apesar da reabilitação vestibular ter caráter interdisciplinar, o curso de fisioterapia vestibular foi elaborado com o propósito de promover com excelência o treinamento teórico-prático do fisioterapeuta que atua com pessoas que apresentam tontura e desequilíbrio corporal de origem vestibular, em uma perspectiva de educação contínua, altamente qualificada e comprometida com os valores éticos e sociais.


Adicionalmente, o curso de fisioterapia vestibular tem como objetivo secundário divulgar a atuação do fisioterapeuta na equipe interdisciplinar tanto no processo de avaliação cinético-funcional quanto no tratamento de pessoas com disfunção vestibular periférica e central.

CONTEÚDO


- Controle Postural
- Anatomia e Fisiologia do Sistema Vestibular
- Fisiopatologia: Vestibulopatias Periféricas & Centrais
- Métodos Clínicos de Avaliação Cinético-Funcional
- Avaliação Laboratorial do Equilíbrio Corporal:
   - Plataforma de Força & Realidade Virtual
- Abordagem Fisioterapêutica:
   - Neuroplasticidade & Recuperação Funcional
   - Hipofunção Vestibular Unilateral e Bilateral
   - Síndromes Vestibulares Centrais
   - Vertigem Posicional Paroxística Benigna - VPPB
   - Vertigem e Migrânea
   - Vestibulopatia na Criança
   - Déficits Multissensoriais no Idoso
   - Realidade Virtual na Reabilitação dos Distúrbios do Equilíbrio Corporal de Origem Vestibular
   - Discussão de Casos Clínicos
   - Prática Clínica Baseada em Evidência Científica

 

INVESTIMENTO

 

Entre em contato através do formulário de solicitação de informações para inscrição. Clique no botão abaixo.